STF marca para 30 de maio depoimento das testemunhas por tentativa de golpe

Justiça
jairmessiasbolsonaro/Instagram

O Supremo Tribunal Federal (STF) agendou para o próximo dia 30 de maio as audiências com testemunhas no inquérito que apura uma suposta articulação golpista envolvendo o ex-presidente Jair Bolsonaro. A oitiva será conduzida por um juiz auxiliar do gabinete do ministro Alexandre de Moraes, relator do caso.

Entre os nomes que deverão prestar depoimento estão aliados próximos de Bolsonaro, indicados por sua defesa. Fazem parte da lista o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, o presidente do Partido Liberal (PL), Valdemar Costa Neto, e o deputado federal Eduardo Pazuello, ex-ministro da Saúde durante a pandemia. Também deverá ser ouvido Giuseppe Janino, ex-diretor de tecnologia do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que atuou diretamente na gestão do sistema das urnas eletrônicas.

O ministro Moraes incluiu ainda, no mesmo despacho, os depoimentos de testemunhas indicadas pela Procuradoria-Geral da República (PGR) e por outros acusados no processo. Entre elas estão o general da reserva Augusto Heleno, o ex-ministro da Justiça Anderson Torres e Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin).

Esses depoimentos devem esclarecer o papel de cada um dos envolvidos na alegada tentativa de subverter a ordem democrática após as eleições de 2022.

Veja também