O município de Cachoeira, no Recôncavo Baiano, volta a ocupar simbolicamente o papel de capital do estado nesta quinta-feira (25). A tradição foi oficializada por uma legislação estadual aprovada em 2007 e busca reconhecer a importância histórica da cidade na luta pela Independência da Bahia.
A transferência simbólica da sede do governo faz referência aos acontecimentos de 25 de junho de 1822, quando lideranças e moradores de Cachoeira manifestaram apoio a Dom Pedro I como regente constitucional do Brasil, em meio às disputas políticas que antecederam a independência do país.
Naquele contexto, a população local se posicionou contra as determinações da Coroa Portuguesa, que tentava retomar o controle político e administrativo sobre o território brasileiro. A mobilização de Cachoeira foi considerada um marco no movimento que culminou na consolidação da Independência da Bahia.









