Medidas de segurança: MPBA limita número de pessoas em cima dos trios elétricos

Carnaval 2025
Divulgação MPBA

Medidas de segurança para camarotes e trios elétricos do Carnaval de Salvador foram discutidas em uma reunião promovida pelo Corpo de Bombeiros e pelo Ministério Público da Bahia (MPBA), realizada nesta quarta-feira (22). Representantes de entidades carnavalescas, do Município de Salvador e do Estado participaram do encontro, que enfatizou a importância de evitar superlotação nos trios elétricos, conforme a instrução técnica n° 46/2024 do Corpo de Bombeiros.

O promotor de Justiça Pablo Almeida destacou que a recomendação do MPBA foi enviada a órgãos públicos e privados, solicitando fiscalização rigorosa e o cumprimento da norma que estabelece o limite máximo de pessoas nos trios. A medida busca garantir a segurança dos foliões e prevenir acidentes. Durante o encontro, o Corpo de Bombeiros apresentou as exigências da instrução técnica, incluindo a necessidade de gestores de risco para eventos com mais de 2.500 participantes.

Pela manhã, a Secretaria de Turismo de Salvador (Saltur) apresentou ao MPBA o ‘Masterplan do Carnaval’, um planejamento digital que aborda infraestrutura, segurança, trânsito, saúde e tecnologia. O projeto inclui mapas georreferenciados dos circuitos e bairros com eventos, rotas de fuga, zonas de manobra para trios e sistemas de monitoramento em tempo real.

Os promotores Artur Ferrari e Audo Rodrigues também participaram do lançamento da campanha “Prevenir é agir: venha na paz 2025”, promovida pela Secretaria de Segurança Pública, reforçando o compromisso com um Carnaval mais seguro e organizado.

Acidente em 2024

No último carnaval, o trio da cantora Ivete Sangalo precisou ser evacuado, permanecendo apenas a artista e seus músicos. Na época, segundo informações da Saltur, um problema peça causou explosão de um cano de CO2, que era usado nos efeitos especiais da apresentação do Bloco Coruja. Com o ocorrido, o trio chegou a inclinar e duas pessoas ficaram feridas, sendo uma delas com sangramento na mão e outra ferida no olho.

Veja também