‘Inauguracion day’: saiba o que esperar do novo mandato de Trump

Internacional
Reprodução/Globo News

Donald Trump assume nesta segunda-feira (20) como 47º presidente dos Estados Unidos. O início de seu mandato será marcado por uma série de eventos e cerimônias que se estendem ao longo do dia, incluindo discursos, a troca formal da Presidência e os primeiros atos oficiais.

Em seu discurso de posse, Trump alegou que um sistema corrupto o tirou do poder, mas que a partir de agora iniciava-se a era de ouro:”A era de ouro dos Estados Unidos começa hoje. Nosso país irá florescer e ser respeitado em todo o mundo. Não vamos permitir que tirem vantagem de nós(…) Nossa prioridade é criar uma nação orgulhosa, próspera e livre. A América será maior, mais forte e muito mais excepcional do que antes”, afirmou o presidente.

Medidas

O republicano, que inicia sua nova etapa na Casa Branca com amplos poderes, contará com o apoio de uma equipe formada por figuras superconservadoras e magnatas, bem como a maioria no Congresso, quanto na Suprema Corte. Entre os destaques do dia, estão a assinatura de decretos presidenciais que prometem implementar mudanças significativas na política econômica norte-americana. Tais como:

  • Perdão presidencial aos invasores do Capitólio
  • Adiamento da lei que baniu o Tiktok dos Estados Unidos, para aumentar negociações entre a plataforma e o governo americano
  • Aumento de tarifas, em uma versão mais protecionista

“Ele tem o controle da Suprema Corte e o seu partido, Republicanos, tem a maioria na Câmara e no Senado. Então, a gente já prevê uma série de ações pautadas no pensamento conservador e de extrema-direita sendo facilmente aplicadas, diferente dos últimos governos que enfrentavam grandes resistências no Congresso para aprovar suas pautas”, explicou o professor de Relações Internacionais, Neuton Neto.

Esse panorama medidas devem gerar impactos globais, com reflexos em países como o Brasil.

  • Os Estados Unidos é o segundo maior parceiro comercial do Brasil, com o aumento das tarifas, Trump promete dificultar a entrada de produtos externos, o que impactaria principalmente o agronegócio brasileiro.
  • A política de imigração é outra área em que as ações de Donald Trump prometem gerar grande impacto. O novo presidente planeja deportar milhões de imigrantes indocumentados, e, embora os brasileiros não sejam o principal foco, eles também podem ser afetados. Segundo dados do Instituto Pew Research divulgados em 2022, cerca de 230 mil brasileiros vivem sem documentação nos Estados Unidos. Muitos deles podem enfrentar a possibilidade de serem forçados a retornar ao Brasil, mesmo sem estarem no centro das prioridades da administração.
  • No campo ambiental, a decisão de Trump de retirar os Estados Unidos do Acordo de Paris reforça um contraste com os esforços internacionais para combater as mudanças climáticas. Para o Brasil, que desempenha um papel fundamental devido à Amazônia, essa mudança representa um novo desafio: lidar com um cenário global menos cooperativo em questões climáticas, enquanto tenta manter sua posição como protagonista nas discussões ambientais.
Veja também