Câmara de Salvador retorna em 03 de fevereiro, com escolha das Comissões no radar

Política
Antonio Queirós/CMS

A Câmara de Salvador deve voltar com suas Sessões Ordinárias na segunda-feira, dia 03 de fevereiro, esse é o rito previsto no Art. 5º do Regimento Interno da Casa. Na data, segundo informou, ao Nordeste Agora, o presidente da Casa, Calos Muniz (PSDB), será aberta a primeira Sessão Ordinária junto com a leitura da mensagem do prefeito Bruno Reis (União).

Um dos principais assuntos que devem pautar o início dos trabalhos é a formação das Comissões da Casa, que decidem e analisam os projetos antes deles serem votados. Ao Nordeste Agora, Muniz afirmou que as articulações ainda não começaram de forma oficial: “A gente só vai conversar sobre as Comissões a partir do dia 03 de fevereiro, e na terceira sessão do ano a gente tem a definição”.

Ao todo a Casa tem 13 Comissões: Constituição e Justiça; Comissão de Finanças, Orçamento e Fiscalização; Comissão de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Relações Institucionais; Comissão de Transporte, Trânsito e Serviços Públicos Municipais; Planejamento Urbano e Meio Ambiente; Comissão de Educação, Esporte e Lazer; Comissão de Direitos do Cidadão e Defesa do Consumidor; Comissão de Reparação; Comissão de Saúde, Planejamento Familiar e Previdência Social; Comissão Defesa dos Direitos da Mulher; Comissão de Cultura; Comissão de Assistência Social e de Direitos das Pessoas com Deficiência;

Carlos Muniz

Apesar das Sessões Ordinárias não terem iniciado ainda, em Sessão Solene, realizada no dia 02 de janeiro, o vereador Carlos Muniz (PSDB) foi reconduzido ao posto de presidente da Câmara. O edil obteve 39 votos e disputou vaga com professor Hamilton Assis (PSOL), que obteve 2 votos.

O tucano está à frente da Câmara desde 2022, quando o então presidente, Geraldo Júnior (MDB), precisou renunciar ao ter sido eleito como vice-governador da Bahia. Por conseguinte, Muniz, que era vice-presidente da Câmara, começou o início de sua gestão. Em 2023, foi eleito para o biênio 2023-2024, e agora foi reconduzido para o período 2024-2025. Além dele, também foram escolhidos demais integrantes da Mesa Diretória:

PRESIDENTECarlos Muniz (PSDB) – 39 votos

1º: VICE-PRESIDENTE: Maurício Trindade (PP) – 39 votos

2° VICE-PRESIDENTE: Duda Sanches (União) – 39 votos

3º VICE-PRESIDENTE: Sidninho (PP) – 39 votos

1º SECRETÁRIO: Cláudio Tinoco (União) – 39 votos

2° SECRETÁRIO: Ricardo Almeida (DC) – 39 votos

Veja também