Sesab emite alerta para surto de HPMV na China

Saúde
Fernando Vivas/GOVBA

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) emitiu um alerta para hospitais e clínicas diante do surto de HMPV (metapneumovírus humano) na China. Em nota, a pasta informou estar, em parceria com o Ministério da Saúde, acompanhado o cenário da doença.

A pasta acrescentou, que uma das formas de acompanhar a doença é no reforço da atuação da Rede de Vigilância Epidemiológica Hospitalar. Segundo a secretaria, o intuito é permitir uma identificação eficiente e, caso necessária, a devida comunicação de possíveis aumentos de casos suspeitos de infecções respiratórias.

Transmitido por gotículas de saliva entre pessoas, ou através do contato com superfícies contaminadas, o HMPV é responsável por causar doenças respiratórias. Com período de incubação de 2 a 5 dias, a doença, se manifesta com sintomas como tosse, febre, congestão nasal, falta de ar e, em casos mais graves, infecções das vias aéreas superiores, bronquiolite e pneumonia.

O HMOV apresenta como grupo de risco as crianças menores de 2 anos de idade, apesar disso, todas as faixas etárias estão sucetíveis a doença. Ainda não há uma terapia direcionada ou uma vacina para prevenção deste vírus.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, o Hmpv é uma doença já conhecida, portanto, não é uma “nova ameaça” e, assim, não há motivo para pânico.

Veja também