Após nomeação do Papa Leão XIV, Dom Valter Magno deixa Salvador e é novo bispo de Ituiutaba

Igreja
Divulgação/Arquidiocese de São Salvador

O Papa Leão XIV anunciou nesta quarta-feira (22) a escolha de Dom Valter Magno de Carvalho, até então bispo auxiliar da Arquidiocese de Salvador, como o novo bispo da Diocese de Ituiutaba, em Minas Gerais. A nomeação marca a primeira designação episcopal do novo pontífice no Brasil.

Com a mudança, Dom Valter encerra seu trabalho pastoral em Salvador, onde serviu desde fevereiro de 2021. Durante sua passagem pela capital baiana, esteve à frente de diversas frentes eclesiais, como o Setor Juventude, a Pastoral da Comunicação, a Pastoral Presbiteral, além das pastorais sociais e da Comissão Arquidiocesana de Diáconos.

O arcebispo de Salvador, Cardeal Dom Sérgio da Rocha, comunicou oficialmente a transferência e expressou gratidão pela contribuição de Dom Valter à missão da Igreja local. O lema episcopal do novo bispo de Ituiutaba é “In Verbo Tuo”, frase latina que significa “em atenção à Tua palavra”.

Em sua despedida, Dom Valter destacou o aprendizado e as marcas deixadas por sua vivência em Salvador. “Como foi bom conhecer e aprender com os serviços de caridade presentes em todos os cantos da cidade do Salvador. Quanto amor transformado em gestos! Estão gravados em meu coração nomes, atitudes e olhares de irmãos e irmãs que vivem o amor a Deus, servindo aos outros”, declarou. Ele também afirmou que se inspirou na vida e obra de Santa Dulce dos Pobres durante sua missão na capital baiana.

A data de posse na nova diocese ainda será definida e divulgada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Veja também