Pela primeira vez na história, mulheres brasileiras estão podendo se alistar voluntariamente nas Forças Armadas — e o prazo para isso vai até o dia 17 de junho, em Salvador. A iniciativa, de caráter experimental e autorizada pelo Ministério da Defesa, é voltada para jovens que completam 18 anos ao longo de 2025.
O atendimento está disponível em todas as dez Prefeituras-Bairro da capital, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, sem necessidade de agendamento. O serviço é feito por ordem de chegada, com distribuição de senhas.
Como se alistar
Para realizar o alistamento, as interessadas devem apresentar RG, CPF e comprovante de residência em Salvador. O procedimento dá acesso ao processo seletivo das três Forças — Exército, Marinha e Aeronáutica — e inclui várias etapas: inscrição, seleção geral, seleção complementar, designação e incorporação.
Segundo o secretário de Articulação Comunitária e Prefeituras-Bairro, Luciano Sandes, até a última sexta-feira (16), 154 mulheres já haviam iniciado o processo. As unidades com maior número de atendimentos foram:
Liberdade/São Caetano: 54 alistamentos
Barra/Pituba: 32 alistamentos
Pau da Lima: 17 alistamentos