Haddad afirma que recursos de associações bloqueadas serão usados para indenizar aposentados

Política
Jose Cruz/Agência Brasil

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, declarou nesta sexta-feira (9) que o governo pretende utilizar os valores bloqueados de entidades envolvidas em descontos irregulares para indenizar aposentados e pensionistas prejudicados, antes de recorrer ao Tesouro.

“Parece que há quantidade de dinheiro disponível dessas associações para começar o ressarcimento de quem foi prejudicado, segundo a informação que eu obtive ontem [quinta-feira (8)]”, afirmou o ministro durante uma coletiva. Ele acrescentou que a Advocacia-Geral da União (AGU) e a Controladoria-Geral da União (CGU) estão atuando de forma integrada para assegurar o pagamento.

A movimentação do governo ocorre após o bloqueio de bens de 12 instituições que, segundo investigações, participavam de um esquema fraudulento de descontos indevidos aplicados diretamente na folha de pagamento de aposentados e pensionistas do INSS. O anúncio do bloqueio foi feito na quinta-feira (8).

Segundo Haddad, a prioridade é garantir que os recursos já localizados com essas associações sejam suficientes para começar a reparar os danos causados, sem que seja necessário, em um primeiro momento, utilizar verbas do Orçamento federal.

Veja também