Em decorrência das intensas chuvas que atingem Salvador e municípios vizinhos, a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) comunicou nesta terça-feira (6) a diminuição provisória na oferta de água tratada para diversas localidades da capital e da Região Metropolitana.
O motivo, segundo a Embasa, foi a alteração na qualidade da água do rio Joanes, causada pelo aumento de sedimentos, matéria orgânica e minerais transportados pela enxurrada. A medida emergencial tem o objetivo de assegurar que o padrão de potabilidade exigido pelo Ministério da Saúde continue sendo respeitado.
Entre os locais impactados estão Salvador, Simões Filho, Lauro de Freitas, Candeias, Madre de Deus, São Francisco do Conde, além das ilhas de Maré, dos Frades e de Bom Jesus dos Passos.
Joana Rolemberg, diretora de Operação da Embasa na Região Metropolitana de Salvador, reforçou a importância do uso consciente da água reservada nas casas. “Foi necessário diminuir o volume da água distribuída. Por isso, é ainda mais fundamental que a população economize”, alertou.