Secretária do Mar de Salvador deixa cargo após crise política no PDT

Política
Valter Pontes | Secom PMS

Em meio a ruptura entre o PDT e a base do prefeito Bruno Reis (União Brasil), a ex-vereadora Andrea Mendonça pediu demissão da Secretaria do Mar de Salvador nesta terça-feira (29). Ela ocupava o cargo desde 10 de março, mas sua permanência tornou-se inviável após a decisão do partido de se alinhar com o governador Jerônimo Rodrigues (PT), adversário político da atual gestão municipal.

O prefeito Bruno Reis confirmou publicamente o fim da aliança, destacando que o posicionamento do PDT em âmbito estadual e federal complicou a continuidade da parceria para as eleições de 2026.

“Entendo que o presidente do PDT, sendo ministro do governo do PT, seria muito difícil mantermos nossa aliança para 2026. Agradeço ao partido pelo apoio nas minhas duas últimas eleições mas, a partir de agora, seguimos caminhos diferentes”, disse o prefeito.

O presidente estadual do partido, deputado federal Félix Mendonça Júnior, havia demonstrado descontentamento com decisões do União Brasil durante as convenções para as eleições municipais deste ano. Agora, a formalização da nova aliança deve ocorrer até sexta-feira (2), consolidando uma aproximação que vinha sendo negociada há semanas.

A saída de Andrea Mendonça reflete as tensões partidárias que impactam a administração municipal. Com a mudança de rumo do PDT, outras movimentações políticas na capital baiana não estão descartadas nos próximos dias. Apesar disso, Bruno Reis minimizou eventuais danos:

“Tenho a convicção de que diversos amigos e parceiros do PDT seguirão o nosso projeto político em Salvador e na Bahia”, salientou.

Veja também