Com a consolidação do nome da deputada estadual Fátima Nunes (PT) como 1ª vice-presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), o Partido dos Trabalhadores definiu que Marcelino Galo irá assumir a liderança da bancada petista na Casa.
A escolha, publicada na edição desta quinta-feira (17) do Diário Oficial do Legislativo, ocorreu após Galo ser indicado pelos demais parlamentares da sigla. O deputado já foi líder da legenda e, dessa vez, contou com a assinatura de todos os nove integrantes petistas da Alba.
Marcelino Galo, figura de longa trajetória no PT da Bahia, volta a exercer o cargo deixado por Fátima. Candidato à reeleição em 2022, ele não obteve votos suficientes para garantir um assento direto na Assembleia, alcançando pouco mais de 45 mil votos e inicialmente ficando como suplente.
No entanto, sua volta ao parlamento baiano ocorreu em março deste ano, com a nomeação de Osni Cardoso (PT) para a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), o que abriu espaço para Galo reassumir o mandato. Com isso, o petista chega ao seu quarto mandato como deputado estadual.