Primeira baiana porta-voz da Rede Sustentabilidade diz que principal desafio será “unir o partido”

Política
Divulgação

A Rede Sustentabilidade passou a ter novos porta-vozes nacionais após a eleição realizada durante o 6º Congresso Nacional do partido, que aconteceu entre os dias 11 e 13 de abril, em Brasília. Iaraci Dias, representante da Bahia, foi escolhida para liderar a legenda ao lado de Paulo Lamac, de Minas Gerais, pela chapa “Rede Vive”.

O processo eleitoral, no entanto, foi cercado de polêmicas e disputas judiciais. A realização do congresso chegou a ser suspensa por uma liminar às vésperas do evento. Em entrevista ao programa É Notícia, da Rádio Excelsior, Iaraci afirmou que a judicialização deve continuar, como forma de garantir a legalidade e transparência interna.

Apesar disso, reforçou que seu foco principal será reconstruir pontes dentro da legenda: “Nosso desafio agora é resgatar o partido e promover uma nova união entre seus quadros”, destacou.

Indicada pelo grupo ligado à ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, Iaraci fez história ao se tornar a primeira mulher baiana a ocupar a presidência nacional da sigla. “Sinto-me profundamente honrada, como mulher negra, nordestina e de raízes populares, por assumir um papel tão relevante, um espaço que já foi ocupado por Marina, nossa principal referência”, declarou em entrevista.

A votação contou com a participação de diversas lideranças políticas da Rede, como o deputado federal Túlio Gadêlha (PE), as deputadas estaduais Marina Helou (SP) e Ana Paula Siqueira (MG), além da vereadora Marina Bragante (SP) e do presidente da Fundação Rede Brasil Sustentável.

A delegação baiana compareceu em peso ao congresso, incluindo os porta-vozes estaduais Diego Cunha e Marlene Marques, além de dirigentes como Valter Cruz, José Itamário, Luana Rodrigues, Carmem Lisboa, Tiago Barros e outros militantes do partido.

Veja também