Após a criação da primeira motofaixa de Salvador, a Avenida Mário Leal Ferreira, a Bonocô, apresentou uma queda expressiva nos acidentes com motociclistas. Em apenas um mês, o número de ocorrências caiu de sete para três, o que representa uma redução de quase 60%, de acordo com a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador).
A medida, implementada como forma de organizar melhor o tráfego e garantir mais segurança para os condutores de motos, tem surtido efeito positivo. Até agora, em 2025, a via já contabiliza 17 acidentes com motos — todos sem registro de mortes. No entanto, o número de óbitos em acidentes envolvendo motociclistas na capital segue preocupante: nos três primeiros meses deste ano, foram registradas 15 mortes em diferentes pontos da cidade.
Em 2024, a Bonocô havia sido palco de 56 acidentes com motos, resultando em dois falecimentos e 54 feridos. No mesmo período, Salvador totalizou 142 vítimas fatais em ocorrências de trânsito, sendo as motos responsáveis por 59% dessas mortes. A redução recente na Bonocô fortalece o debate sobre a ampliação das motofaixas em outras vias movimentadas da capital baiana, como forma de combater os altos índices de acidentes e preservar vidas.