Vacina contra dengue do Butantan aguarda aval da Anvisa

Saúde
Paulo Pinto/Agência Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) segue em processo de análise para aprovar a Butantan-DV, imunizante contra a dengue desenvolvido pelo Instituto Butantan. Caso seja autorizada, será a primeira vacina do mundo a oferecer proteção contra a doença em apenas uma dose.

Os testes clínicos da vacina foram concluídos pelo Instituto Butantan em junho de 2024, após um período de cinco anos de acompanhamento dos voluntários. Segundo pesquisas publicadas no New England Journal of Medicine, a Butantan-DV apresentou uma taxa de eficácia de 79,6% na prevenção de casos sintomáticos da dengue. Já um estudo divulgado na The Lancet Infectious Diseases indica que o imunizante oferece 89% de proteção contra manifestações graves da doença, garantindo eficácia prolongada por até cinco anos.

O diretor do Instituto Butantan, Esper Kallás, afirmou que, caso a aprovação aconteça em breve, a produção inicial será de 1 milhão de doses já em 2025, com a meta de alcançar 60 milhões em 2026. A vacina, que vem sendo desenvolvida há 25 anos, é tetravalente, ou seja, protege contra os quatro sorotipos do vírus da dengue. Além disso, pode ser aplicada em pessoas entre 2 e 60 anos, independentemente de já terem tido a infecção anteriormente. “Esta é uma vacina que foi descoberta por um pesquisador nos Estados Unidos e trazida para desenvolvimento no Butantan no começo dos anos 2000. Ela depende apenas de uma injeção e tem uma faixa etária mais ampla, o que é uma grande vantagem”, explicou Kallás.

Além disso, o instituto pretende iniciar novos estudos clínicos até o fim de 2025 para avaliar a resposta da vacina em pessoas acima de 60 anos e em indivíduos com o sistema imunológico comprometido.

Veja também