Após reunião, trabalhadores fecham acordo com governo para receber quentinhas no carnaval

Carnaval 2025
Sindimúsicos

Em entrevista exclusiva ao Nordeste Agora, o presidente do Sindicato dos Músicos da Bahia (Sindimúsicos), conhecido como Januário, revelou o novo programa de proteção para trabalhadores do Carnaval e festas populares, definido após reunião com o Governo do Estado. Dentre o acordado está a entrega de 2.500 refeições diárias, que será ofertado aos músicos, cordeiros e ambulantes.

A ação deve ser feita em parceria com a Universidade Federal da Bahia (UFBA), totalizando cerca de 22 mil durante o Carnaval. Além disso, para 2026, serão instalados chuveiros-contêineres para uso de cordeiros e ambulantes, garantindo melhores condições de trabalho. Segundo as categorias, o programa será desenvolvido ao longo de todo 2026, para garantir avanços aos trabalhadores.

O presidente do Sindimúsicos celebrou a iniciativa, ressaltando sua importância para a categoria. “É um projeto bom. Vai ter muita coisa que será construída no próximo ano, mas isso devolve dignidade aos trabalhadores, com qualificação e melhores condições para quem faz a festa acontecer”, afirmou.

Na área musical, o governo lançará também lançará uma confraternização voltada para os profissionais do setor, com anúncio previsto para a Quarta-Feira de Cinzas. O programa também prevê qualificação e outras iniciativas ao longo do ano. Apesar do apoio da gestão estadual, o Sindicato dos Cordeiros (Sindcorda), também presente na reunião criticou a Prefeitura, por não estabelecer o mesmo canal de diálogo,

“Foi positivo pois mostrou um Start, nas conversas e esse apoio de alguns dos lados. Do outro lado, a Prefeitura precisa fazer sua parte, nas últimas audiências públicas que tivemos, nenhum representante esteve presente”, comentou Mateus, representante do Sindcorda.

Veja também