49 cidades da Bahia registram ocorrências por causa das chuvas

Bahia
Paulo Pinto/Agência Brasil

49 cidades da Bahia registraram ocorrências em decorrência das chuvas, a maioria delas relacionadas a alagamentos. As informações utilizam dados compilados até às 18h do último domingo (12) e foram divulgadas pela Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec). As cidades mais atingidas foram as de Jaguaquara e de Maiquinique, e as respectivas Prefeituras precisaram decretar estado de emergência.

As cidades afetadas até o momento incluem: Campo Formoso, Luís Eduardo Magalhães, Macururé, Catu, Inhambupe, Ruy Barbosa, Barreiras, Alagoinhas, Boa Vista do Tupim, Valença, Jaguarari, Itaquara, Jiquiriçá, Pojuca, Jaguaquara, Rio Real, Salvador, Castro Alves, Santo Amaro, Camaçari, Ubatã, Itajuípe, Conde, Maragogipe, Itabuna, Ipiaú, Maiquinique, Teixeira de Freitas, Itatim, Guaratinga, Pindobaçu, Morro do Chapéu, Jacobina, Cansanção, Caém, Andorinha, Itiúba, Paulo Afonso, Santa Inês, Itapebi, Jucuruçu, Ibicuí, Madre de Deus, Itororó, Itaju do Colônia, Coaraci e Quijingue.

Por meio de uma publicação nas redes sociais, neste domingo (11), o governador Jerônimo Rodrigues comunicou que convocou, com urgência, sua equipe de governo para coordenar as medidas emergenciais destinadas a reduzir os danos causados pelas chuvas. “Nosso compromisso é proteger vidas e oferecer assistência às famílias mais vulneráveis. Continuaremos agindo com prioridade, monitorando a situação de perto e mobilizando esforços para garantir amparo e segurança às comunidades afetadas”, declarou.

Ainda no domingo, o governador dialogou sobre a situação com o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e com o ministro da Casa Civil, Rui Costa, que afirmaram que o governo federal está em regime de prontidão e disponível para prestar todo o apoio necessário ao estado da Bahia.

Suporte

A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social do Estado (Seades) está prestando apoio técnico às prefeituras por meio do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e disponibilizando recursos financeiros na ordem de R$ 296 mil para os municípios que tiveram a situação de emergência reconhecida pelo Governo do Estado.

Esse montante poderá ser usado para custear aluguel temporário, oferecer abrigos emergenciais às famílias desalojadas, fornecer auxílio aluguel e distribuir cestas básicas, entre outras ações.

Além da Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) segue atento aos desdobramentos provocados pelas chuvas, tanto na capital quanto no interior, para responder rapidamente a eventuais ocorrências. Em situações de emergência, a população deve acionar o Corpo de Bombeiros pelo número 193.

Rodovias

A Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra/SIT) está monitorando as condições das rodovias estaduais devido ao impacto das chuvas desde o dia 10 de janeiro de 2025.  Até o momento, foram registradas oito ocorrências, nas estradas.

Apesar das intercorrências registradas, nesta segunda-feira (13), o tráfego segue alterado em apenas um trecho do estado, na BA-671 (Itaju do Colônia – Palmira -Jussari). O desvio ao lado da ponte sobre o Rio Nova Alegria, entre o distrito de Palmira e Itaju do Colônia, que está em construção, está comprometido devido às fortes chuvas do último sábado (11). A equipe técnica da Seinfra monitora a situação no local. Com isso, o tráfego de veículos entre o distrito de Palmira e Itaju do Colônia encontra-se interrompido. A rota alternativa é utilizar a BA-671, em direção à Jussari e a BR-101.

Veja também