O plano de construir uma ferrovia ligando Salvador a Feira de Santana conta com a entrada do governo federal no projeto. A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) recebeu o pedido formal da empresa TIC Bahia Ltda., que quer autorização para tocar a obra e operar a linha pelos próximos 99 anos.
O traçado previsto tem cerca de 98 quilômetros. Caso saia do papel, a promessa é cortar pela metade o tempo da viagem entre as duas cidades, que hoje leva em média 1h10 por estrada. Com o trem expresso, a previsão é que o trajeto leve 35 minutos.
Essa iniciativa marca uma mudança de rumo. Antes, o projeto estava sendo discutido no âmbito estadual. A Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Sedur) chegou a contratar a CCR Metrô Bahia para estudar a viabilidade da ferrovia, mas os trabalhos foram encerrados. Agora, com o aval do governo federal, a proposta passa a depender de novas análises técnicas e audiências públicas.
Criada em novembro de 2024, a TIC Bahia é uma empresa sediada em Feira de Santana e tem como atividade principal os serviços de engenharia, segundo o cadastro da Receita Federal. O plano apresentado inclui ainda o uso de tecnologia, já que a empresa também atua com desenvolvimento de software e locação de equipamentos.
O esboço da ferrovia havia sido apresentado ao público no ano passado pela secretária estadual Jusmari Oliveira. A promessa era concluir os estudos de viabilidade em menos de um ano, com foco na melhoria da mobilidade entre Salvador, Feira e municípios vizinhos — um trecho com mais de 4 milhões de moradores.