O deputado estadual Leandro de Jesus (PL) formalizou uma representação junto à 4ª Promotoria de Justiça do Ministério Público da Bahia (MP-BA), pedindo investigação sobre a mobilização que resultou na ocupação do plenário da Câmara Municipal de Salvador na manhã da última quinta-feira (23).
Segundo o parlamentar, a ação foi liderada por Kleber Rosa, dirigente do PSOL e coordenador-geral da Federação dos Trabalhadores Públicos do Estado da Bahia (FETRAB). De acordo com Leandro, Rosa teria incentivado sindicalistas, incluindo integrantes do Sindicato dos Servidores da Prefeitura de Salvador (SINDSEPS), a forçarem entrada no prédio e ocuparem o espaço legislativo.
A denúncia sustenta que os atos podem ser enquadrados em diferentes tipos penais, como lesão corporal, perturbação da ordem pública e ameaça ao Estado Democrático de Direito, com base no artigo 359-L do Código Penal.
Na peça encaminhada ao MP-BA, o deputado também solicita a abertura de procedimento formal para investigar não apenas Kleber Rosa, mas também Bruno Carinhanha, apontado como autor de uma das ações mais tensas do protesto — a tomada do microfone do vereador Sidninho. Entre os pedidos de diligência, estão a análise de imagens das câmeras de segurança da Câmara, além da oitiva de testemunhas que acompanharam os episódios de tensão.