O prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda 2025 está chegando ao fim, e quase metade dos contribuintes da Bahia ainda não enviou o documento à Receita Federal. Até a manhã da última segunda-feira (12), o sistema do órgão havia recebido 940.403 declarações, de um total estimado de 1.829.334 no estado.
Dia 30 de maio será o último dia para realizar esta declaração, e os contribuintes que não cumprirem o envio até essa data estarão sujeitos à aplicação de multa. Após o envio da declaração, é necessário acompanhar o processamento para verificar se há valores a pagar ou a receber por meio da restituição.
Restituição e pagamento
Quem tiver imposto devido pode optar por dividir o montante em até oito parcelas, desde que nenhuma delas seja inferior a R$ 50. Tanto a primeira parcela quanto o valor total, no caso de cota única, devem ser quitados também até o dia 30 de maio.
Já quem tiver valores a restituir, começará a receber os depósitos a partir do próprio dia 30 de maio, quando será liberado o primeiro lote. Os demais pagamentos ocorrerão nos dias 30 de junho, 31 de julho, 29 de agosto e 30 de setembro, conforme o cronograma oficial da Receita Federal.
A declaração pode ser feita por meio do programa da Receita ou pelo aplicativo oficial, disponível tanto para computadores quanto para smartphones e tablets.