O cenário chuvoso em Salvador deve persistir nos próximos dias. A Defesa Civil (Codesal) alertou que uma nova frente fria está prevista para atingir a capital baiana na próxima semana, mantendo elevado o risco de transtornos provocados pelo excesso de água.
“Na próxima semana, a tendência da chegada de uma nova frente fria acende o alerta para que as pessoas continuem em estado de atenção. Maio é um mês extremamente chuvoso, é o mês mais chuvoso historicamente no ano, com a média histórica de 302,2 mm. Ainda assim já superamos essa marca com mais de 400 milímetros”, disse Sosthenes Macedo, diretor-geral do órgão.
Entre a noite de quarta-feira (7) e a manhã desta quinta (8), Salvador registrou 60 mm de precipitação. Em bairros como Federação, Brotas e Chapada do Rio Vermelho, o volume ultrapassou 50 mm apenas nas últimas três horas. O solo, em muitos pontos da cidade, já está saturado, o que aumenta significativamente o risco de deslizamentos de terra.
“O acúmulo de água deixa o terreno instável. Onde houver qualquer sinal de mudança, como rachaduras ou desníveis, é fundamental evacuar o local imediatamente e acionar a Codesal ou um técnico capacitado”, reforçou Macedo.
Apesar de uma leve trégua esperada para sexta-feira, a previsão é de pancadas de chuva pontuais no fim de semana. Já nas primeiras horas desta quinta, foram registradas 13 ocorrências, sendo cinco deslizamentos, com destaque para a região de Itapuã/Ipitinga, a mais afetada até o momento.