Dólar cai e Ibovespa avança após decisões de juros no Brasil e nos EUA

Economia
Marcello Casal JrAgência Brasil

O mercado financeiro amanheceu reagindo às decisões dos bancos centrais brasileiro e americano. Nesta quinta-feira (8), o dólar apresentou desvalorização frente ao real e era negociado abaixo de R$ 5,70 por volta das 11h20. Ao mesmo tempo, o Ibovespa, principal indicador da bolsa brasileira, operava com forte valorização.

O movimento ocorre após o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central ter decidido, na noite de quarta, elevar a taxa básica de juros em 0,50 ponto percentual, alcançando os 14,75% ao ano — o nível mais alto em mais de 20 anos. A medida é uma resposta às pressões inflacionárias agravadas pela recente guinada tarifária do presidente dos EUA, Donald Trump, e ao aumento dos gastos públicos no governo Lula.

Em sua nota oficial, o Copom destacou a imprevisibilidade do atual cenário econômico e defendeu uma política monetária adaptável, que responda com agilidade aos dados que influenciam o comportamento dos preços. No entanto, o comunicado não deixou pistas claras sobre novos ajustes na Selic nas próximas reuniões.

Nos Estados Unidos, o Federal Reserve decidiu manter as taxas de juros entre 4,25% e 4,50% ao ano, diante das incertezas no comércio internacional e da política econômica de Trump. Após a decisão, o ex-presidente voltou a usar sua rede Truth Social para criticar o presidente do Fed, Jerome Powell, a quem chamou de “idiota”, apesar de afirmar que tem “grande apreço” por ele. Trump também indicou que o Reino Unido será o primeiro país a formalizar acordo no âmbito do novo pacote tarifário.

Veja também