A comercialização do creme dental Colgate Total Clean Mint está novamente suspensa no Brasil. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, nesta quarta-feira (30), uma nova interdição cautelar do produto, depois que a fabricante decidiu retirar o recurso que até então suspendia a medida.
A restrição inicial havia sido adotada em 27 de março, após relatos de consumidores apontando efeitos indesejados, como inchaços nos lábios após o uso da pasta. O ingrediente sob suspeita é o fluoreto de estanho, componente ativo com propriedades anticárie e bactericidas, mas que pode provocar reações adversas em indivíduos mais sensíveis.
Mesmo com a nova interdição, a agência reguladora informou que não será exigido o recolhimento imediato dos lotes já distribuídos no mercado. No entanto, a venda e o consumo seguem vetados até nova avaliação.
Em nota anterior, a Colgate Brasil defendeu a segurança de seus produtos e reforçou que “mantém seu compromisso com a qualidade e segurança dos produtos e disse ter como propósito promover excelente saúde bucal”. O Total Clean Mint chegou às prateleiras como substituto direto da linha Colgate Total 12.