O prefeito de Salvador, Bruno Reis (União), oficializou nesta quarta-feira (30) a nomeação de Duda Lomanto como nova secretária do Mar (Semar). A publicação foi feita no Diário Oficial do Município. Duda assume o lugar de Andrea Mendonça, que pediu exoneração do cargo na última terça-feira (29).
Antes de ser indicada para a Semar, Duda Lomanto exercia a função de diretora de Trabalho e Empreendedorismo (DTE) na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec).
“Após quatro anos de muitos desafios e conquistas à frente da DTE, é com grande honra que recebo o convite do Prefeito para assumir a Secretaria do Mar. Salvador guarda um dos maiores tesouros naturais do Brasil: a Baía de Todos os Santos, segunda maior baía navegável do mundo, com enorme potencial turístico ainda pouco explorado. Essas ilhas abrigam comunidades ricas em gastronomia, cultura, arte e artesanato – elementos que refletem a alma da nossa gente e precisam ser valorizados e potencializados como vetores de desenvolvimento”, afirmou Duda.
A nova titular da pasta disse que irá articular ações com outras secretarias para acelerar a regularização de píeres e atracadouros, buscando fomentar o turismo náutico. “O desafio agora é transformar esse patrimônio natural e humano em um pilar sólido de desenvolvimento econômico sustentável, promovendo a geração de renda, o empreendedorismo local e a valorização do nosso território marítimo”, completou.
Criada em abril deste ano, a Secretaria do Mar é uma aposta da gestão de Bruno Reis para transformar o setor náutico em vetor de crescimento econômico, explorando a maior faixa de costa urbana do Brasil e fortalecendo o turismo e a indústria ligada ao mar. Entretanto, a nova pasta ainda não possui orçamento próprio nem estrutura administrativa consolidada, funcionando inicialmente por meio de remanejamento interno de cargos.
Exoneração de Andrea Mendonça
Andrea Mendonça, que faz parte da Executiva estadual do PDT, deixou a Semar em meio a mudanças políticas. Em carta enviada ao prefeito, Andrea justificou o pedido de exoneração como uma decisão alinhada à nova orientação do seu partido. “Em respeito à nova missão definida pelo meu partido”, escreveu ela. O PDT deve oficializar sua adesão à base do governo estadual de Jerônimo Rodrigues (PT) ainda esta semana, em anúncio previsto para sexta-feira (2).