Nesta terça-feira (29), o governador Jerônimo Rodrigues assinou ordens de serviço que marcam o início de novas intervenções na primeira etapa do projeto do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Salvador. As obras incluem a restauração da tradicional Estação da Calçada, na Cidade Baixa, e a construção do Mercado São Braz, no bairro de Plataforma, no Subúrbio Ferroviário.
Pela manhã, o governador esteve na Estação da Calçada, onde autorizou a reforma do espaço histórico. A intervenção prevê a preservação da estrutura original, abertura da cobertura nas plataformas e implantação de um museu, além de espaços de lazer e atendimento ao público. As plataformas antigas já começaram a ser demolidas para dar lugar à nova estrutura voltada ao funcionamento do VLT.
Mais tarde, Jerônimo Rodrigues seguiu para Plataforma, onde assinou a ordem de serviço para construção do novo Mercado São Braz, projetado para ser um centro de comércio e gastronomia. O local contará com restaurante, bar, áreas para comercialização de peixes e alimentos típicos, além de espaços multiúso que deverão atender diversas atividades culturais e econômicas.
O projeto é considerado estratégico pelo governo estadual, que destaca seu potencial para impulsionar o desenvolvimento do Subúrbio.
“Queremos valorizar o entorno do VLT. Vamos ter uma obra muito bonita, um meio de transporte moderno, geração de emprego, um roteiro ainda mais forte para quem quer fazer turismo no Subúrbio. Vai ser um ambiente de final de semana para dinamizar a economia”, declarou Jerônimo durante o evento, que teve a presença de representantes de comunidades tradicionais da pesca e mariscagem da região.