O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) revelou que está se preparando para entrar mais uma vez na corrida presidencial em 2026. A declaração representa uma mudança em relação ao que afirmava anteriormente, em especial durante a campanha de 2022, quando dizia que não buscaria a reeleição devido à idade — estará com 80 anos no próximo pleito.
Segundo a colunista Daniela Lima, do G1, Lula confidenciou a senadores aliados que já se dedica à preparação para a disputa. Para isso, tem priorizado cuidados com a saúde, intensificando atividades físicas e focando no condicionamento.
Um dos senadores presentes no encontro contou à coluna que o presidente foi enfático: “Tendo saúde, é candidato. E fez questão de dizer que está forte. Vejo com plenas condições de levar o plano adiante”.
Além da sinalização sobre sua candidatura, Lula também reforçou o compromisso com a articulação política, prometendo apoio especial a parlamentares que tentarão se reeleger em 2026. No mesmo encontro, o petista apresentou um balanço das ações de seu governo, voltou a criticar os juros elevados e classificou a queda de popularidade como algo passageiro. Um dos senadores destacou que, na avaliação dele, o cenário “não é irreversível”.