O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) prorrogou até sexta-feira (2) o prazo para solicitar a isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. A data-limite anterior, que seria 25 de abril, foi estendida para garantir mais tempo aos candidatos.
O benefício pode ser solicitado por estudantes que atendem a requisitos específicos, como alunos que estão no último ano do ensino médio em 2025, seja em qualquer modalidade de ensino de escolas públicas registradas no Censo Escolar, ou ainda aqueles que concluíram todo o ensino médio em escola pública ou como bolsistas integrais em instituições privadas, com renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio. A isenção também contempla participantes inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) que comprovem situação de vulnerabilidade econômica.
Para efetuar o pedido, é necessário acessar o site do participante do Enem (enem.inep.gov.br/participante) e preencher o formulário com informações como CPF, data de nascimento, e-mail ativo e número de telefone. Quem não compareceu ao Enem 2024 precisará justificar a ausência apresentando documentos comprobatórios, como boletins de ocorrência, atestados médicos, certidões de casamento ou óbito, mandados de prisão, entre outros.
O calendário divulgado pelo Inep ainda prevê o período de interposição de recursos, de 12 a 16 de maio, e a publicação do resultado final das análises de isenção e justificativas, prevista para o dia 22 de maio.