O Vaticano se prepara para o momento solene que marcará o encerramento do velório público do Papa Francisco. O rito de fechamento do caixão será conduzido nesta sexta-feira (25), às 20h no horário de Roma (15h de Brasília), após três dias de homenagens e veneração dos fiéis.
A cerimônia será liderada pelo cardeal Kevin Joseph Farrell, responsável pelas funções de camerlengo da Santa Igreja Romana. Ele presidirá o ritual diante do altar da Confissão, local sagrado na Basílica de São Pedro, conforme orientações litúrgicas organizadas por dom Diego Ravelli, mestre das Celebrações Litúrgicas Pontifícias.
Desde a quarta-feira (23), o corpo do pontífice foi transferido da Casa Santa Marta para a Basílica de São Pedro, permitindo que milhares de fiéis prestassem suas últimas homenagens.
Entre os presentes estarão figuras de destaque da hierarquia católica, como o cardeal Giovanni Battista Re, decano do Colégio Cardinalício, Roger Michael Mahony, cardeal presbítero, Dominique Mamberti, cardeal protodiácono, e Mauro Gambetti, arcipreste da Basílica Vaticana. Outros nomes confirmados incluem Pietro Parolin, ex-secretário de Estado, Baldassare Reina, vigário geral da Diocese de Roma, e Konrad Krajewski, esmoleiro apostólico.
Dom Edgar Peña Parra, atualmente substituto da Secretaria de Estado, e dom Ilson de Jesus Montanari, vice-camerlengo, também estarão entre os participantes desse rito fúnebre reservado às autoridades eclesiásticas, que marca o início da despedida definitiva do líder religioso.