Bolsonaro se irrita com intimação do STF recebida em hospital: “Quem te mandou aqui?”

Política
Reprodução/Redes Sociais

Internado na UTI do Hospital DF Star, em Brasília, há dez dias, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi intimado por uma oficial de Justiça enviada pelo Supremo Tribunal Federal (STF). A abordagem gerou indignação por parte do ex-mandatário, que registrou o momento em vídeo e publicou nas redes sociais.

Durante a gravação, Bolsonaro aparece surpreso e questiona a servidora judicial ao ser informado da intimação: “Quem te mandou aqui?”, indaga o ex-presidente, que também reclama das condições em que foi abordado: “O problema que eu tenho não é simulação. Eu levei uma facada há sete anos, tenho problema até hoje. Graças a Deus me salvei novamente. Se demorasse mais um pouquinho, eu teria morrido”, desabafa.

Segundo a assessoria do liberal, a visita da oficial ao leito hospitalar provocou um pico de pressão arterial. No vídeo, é possível notar o momento em que ele se exalta ao ouvir a notícia sobre a alteração em seu quadro clínico. Em tom crítico, Bolsonaro também questiona se a servidora tinha conhecimento do local em que se encontrava: “ciência que estava em uma UTI”.

Ação Penal

O motivo da visita do oficial está relacionado à abertura da ação penal que o inclui como réu, no âmbito das investigações sobre uma possível articulação golpista associada aos atos do dia 8 de janeiro. A intimação foi autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes, relator do caso no STF.

Em comunicado oficial, o Supremo informou que a citação foi autorizada no dia 11 de abril, mas a execução do mandado aguardava um momento apropriado, devido à internação do ex-presidente. “A divulgação de live realizada pelo ex-presidente na data de ontem (22/4) demonstrou a possibilidade de ser citado e intimado hoje (23/4)”, justificou a Corte.

Veja também