Roma se prepara para funeral papal com presença de 200 líderes mundiais

Internacional
Divulgação / Vatican Media

Roma se mobiliza para receber uma das maiores concentrações de líderes globais dos últimos tempos. Estima-se que aproximadamente 200 chefes de Estado e governo comparecerão ao funeral do Papa Francisco no próximo sábado (26).

Entre as presenças já anunciadas, destaca os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva, o norte-americano Donald Trump, o argentino Javier Milei e o francês Emmanuel Macron. Portugal também contará com representação do presidente Marcelo Rebelo de Sousa e o primeiro-ministro Luís Montenegro, enquanto o Reino Unido enviará o premiê Keir Starmer.

Desde a manhã desta terça-feira (22), o Vaticano e seus arredores estão sob rígido esquema de segurança, com acessos principais fechados ao público, controle reforçado de aproximação à Praça São Pedro e dispositivo especial para receber autoridades internacionais.

O funeral ainda coincide com o Jubileu da Igreja (evento que ocorre a cada quarto de século), trazendo fluxo adicional de fiéis. Já nesta manhã, grupos religiosos formavam filas para atravessar a Porta Santa da Basílica de São Pedro, em um cenário que mistura luto e celebração espiritual.

Enquanto os cardeais iniciam suas reuniões preparatórias para o conclave, Roma se transforma em palco de que unirá, num mesmo espaço, lideranças políticas globais e milhares de representantes da fé católica, o que exige ainda maior esforço na segurança.

Veja também