O prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), saiu em defesa das obras na orla de Pituaçu nesta sexta-feira (11), após críticas sobre a concessão do Parque Urbano. Durante a cerimônia de assinatura do contrato, o gestor afirmou que a oposição deveria reconhecer os avanços da administração municipal, e que o governo do estado também adota políticas semelhantes de concessão.
“A oposição aqui de Salvador tem o governo do estado que está gerindo. E o que eles criticam aqui é o que eles fazem ao contrário quando estão governando”, destacou Bruno Reis, apontando uma suposta incoerência dos adversários políticos. Ele sugeriu que, ao invés de criticar a prefeitura, os opositores deveriam voltar sua atenção ao modelo semelhante praticado pelo governo da Bahia.
Segundo o prefeito, a decisão pela concessão foi tomada para garantir a viabilidade econômica e a gestão sustentável do trecho da orla. “É um trecho pequeno da orla, e é feito para não ter como se fracionar, se não inviabiliza qualquer gestão”, argumentou. Ele ressaltou a lisura do processo: “Foi uma concorrência pública, participaram diversas empresas e para a felicidade da eu digo isso com muito orgulho, ganhou um grupo que tem experiência, know-how, expertise, o maior grupo do Brasil, que gerencia a maior orla do Brasil, praticamente a orla toda do Rio, que tem 300 quiosques. Então, a oposição precisa ir lá no Rio aprender”.
A concessão foi vencida pela empresa Orla Brasil, pertencente à mesma família controladora da Orla Rio, responsável pela administração da orla carioca. O contrato prevê que, ao longo de 30 anos, a empresa construa e explore comercialmente até 34 quiosques e 70 tendas ao longo de 3,5 quilômetros da orla de Pituaçu, conforme os termos do edital.
Bruno Reis também afirmou que a intervenção deve transformar a região em um novo atrativo turístico e comercial. “A ideia é trazer para aqui, bares, restaurantes da cidade que já tem marcas consolidadas. Com isso, gera emprego e renda”, afirmou. “Não tenho dúvidas que será um verdadeiro sucesso”, completou.