A partir desta quinta-feira (10), a velocidade máxima permitida na Avenida Mário Leal Ferreira, Avenida Bonocô, passa a ser oficialmente de 60 km/h. A mudança, que até então estava em período educativo, agora está sujeita à aplicação de multas para motoristas que excederem o limite.
A modificação foi determinada pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) após a implantação de uma motofaixa na via. O novo espaço exclusivo para motocicletas, localizado entre as faixas 1 e 2 em ambos os sentidos da avenida, foi responsável por uma queda significativa – cerca de 60% – nos acidentes envolvendo motos, segundo dados da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador).
A motofaixa é sinalizada com linhas tracejadas nas cores azul e branca, a partir do canteiro central. A estrutura visa garantir maior organização e segurança para os motociclistas, sem interferir na configuração das quatro faixas por sentido que já existiam na avenida. Embora carros possam usar a faixa de motos para mudança de pista, o órgão de trânsito orienta que a manobra seja feita com atenção redobrada.
Quem ultrapassar os 60 km/h estabelecidos poderá ser penalizado, com multas a partir de R$ 130 e pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), dependendo do grau de infração.