De olho em 2026, ACM Neto anuncia início de viagens pelo interior da Bahia

Política

Com foco nas eleições estaduais de 2026, o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (UB), pretende intensificar sua presença política na Bahia. Em entrevista concedida na última terça-feira (8) à rádio Princesa FM, de Feira de Santana, ele anunciou que começará a percorrer municípios baianos ainda no primeiro semestre deste ano.

Segundo Neto, a jornada terá início até o final de maio, com a primeira parada na região de Ilhéus, no sul do estado. A estratégia faz parte de um plano para fortalecer o diálogo com a população, apresentar propostas do partido e organizar o cenário político com vistas ao próximo pleito estadual.

“O ano de 2025 vai ser um ano de articulação política, de conversa com os partidos, com as lideranças e prospecção e identificação de potenciais candidatos à Assembleia Legislativa e à Câmara dos Deputados, mas também um ano principalmente de muito diálogo direto com a população e um contato permanente com o cidadão baiano, levando essa mensagem de esperança para o futuro”, afirmou o ex-prefeito.

A movimentação acontece em meio a uma onda de cr[t de apoio de antigos aliados de ACM Neto ao atual governador Jerônimo Rodrigues (PT), o que tem sido interpretado como um enfraquecimento da oposição no estado. Entre as vozes críticas ao distanciamento da oposição do interior baiano está o prefeito de Luís Eduardo Magalhães, no oeste do estado, Júnior Marabá (PP). No fim de março, o gestor destacou que a ausência de lideranças opositoras em cidades fora da capital pode contribuir para a recondução de Jerônimo ao cargo.

“Não temos um nome da oposição circulando pelos municípios. Isso acaba facilitando a reeleição de Jerônimo”, apontou Marabá. O prefeito também elogiou a atuação do atual governador no contato com os municípios. “Nós temos um governador que agrega muito as lideranças, está presente nos municípios. Ele tem uma equipe política da qual dá atenção para o representante político dos municípios das comunidades. Isso acaba dando a ele um respaldo muito grande para o processo do ano que vem”, disse.

ACM Neto, por sua vez, reforçou que a sigla já vinha se estruturando desde 2024 para este novo ciclo. “Nós começamos esse treino para disputar o campeonato. Essa pré-temporada foi iniciada ainda no ano passado, quando o União Brasil procurou dar o máximo possível de apoio e suporte aos seus candidatos a prefeito em todo o estado da Bahia”, explicou.

A agenda de viagens de ACM Neto tem como objetivo reposicionar o União Brasil no cenário estadual, além de servir como termômetro político para a definição de nomes para o Legislativo estadual e federal. A atuação no interior, que tem se mostrado decisiva em eleições anteriores, será um dos pilares dessa estratégia.

Veja também