Na semana que Caiado se lança a presidente, Câmara de Salvador aprova concessão da medalha Thomé de Souza

Política
Reprodução/@brunoreis

Na tarde desta quarta-feira (2), a Câmara Municipal de Salvador aprovou a concessão da Medalha Thomé de Souza ao governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União). A homenagem acontece na mesma semana em que o político será agraciado com o Título de Cidadão Baiano e a Comenda 2 de Julho, honrarias concedidas pela Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). O evento no Centro de Convenções de Salvador marcará oficialmente o lançamento de sua pré-candidatura à Presidência da República.

A iniciativa na Câmara partiu do vereador Marcelo Guimarães Neto (União Brasil), que propôs conceder ao governador de Goiás a mais alta honraria do legislativo municipal, repetindo o gesto da AL-BA em nível local. No texto da proposta, Guimarães Neto destacou que Caiado “nutre um profundo amor pela Bahia e por Salvador, que se reflete em sua valorização das culturas e tradições baianas”.

“É uma justa homenagem a um líder cuja jornada de vida inspiradora e seu compromisso inabalável com o desenvolvimento e o bem-estar da população goiana e brasileira, fazem jus à honraria. Sua exemplar carreira política demonstra que a dedicação ao serviço público e ao progresso social podem andar de mãos dadas”, afirma o documento.

Além da nova condecoração, Caiado já havia recebido o Título de Cidadão Soteropolitano, projeto apresentado pelo vereador Alexandre Aleluia (PL). Sua ofensiva em Salvador faz parte de uma estratégia para fortalecer sua presença no Nordeste, região onde o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem ampla base eleitoral e onde Jair Bolsonaro obteve apenas 27% dos votos no segundo turno da eleição de 2022.

Mesmo diante de pressões dentro do União Brasil, partido que negocia uma possível federação com o PP, Ronaldo Caiado mantém sua disposição de disputar o Palácio do Planalto. Durante sua passagem por Salvador, ele será recebido pelo vice-presidente da sigla, ACM Neto, e pelo prefeito da cidade, Bruno Reis (União).

 

Veja também