O ex-deputado estadual, Pablo Barrozo (Avante), foi confirmado como o novo responsável pela Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia (Seagri). A nomeação foi assinada pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT), e publicada na edição desta quarta-feira (2) do Diário Oficial do Estado (DOE).
Em sua primeira declaração no cargo, Barrozo destacou seu comprometimento com o setor agropecuário e enfatizou que o objetivo é tornar a agricultura baiana como destaque nacional. “A agricultura é uma pasta extremamente importante, sendo uma das principais responsáveis pela economia do nosso estado, ao lado da pecuária. O governador foi claro ao exigir que a agricultura baiana esteja entre as melhores do país, e esse será o nosso foco: fazer mais e melhor, garantindo que o agro da Bahia continue crescendo e se destacando nacionalmente”, afirmou o novo secretário.
Barrozo assume o cargo anteriormente ocupado por Wallison Tum, também ex-deputado estadual e seu correligionário no Avante. Na terça-feira (1º), durante a apresentação do novo secretário, Jerônimo ressaltou a trajetória política de Barrozo e sua experiência com orçamento e políticas públicas.
“Tenho certeza de que, com a força do setor e a competência do Pablo, conseguiremos desenvolver uma boa agenda para a agricultura baiana”, afirmou o governador.
Quem é Pablo Barrozo?
Com uma carreira política que abrange tanto a capital quanto o interior da Bahia, Pablo Barrozo exerceu mandato na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) entre 2015 e 2018, integrando comissões como Justiça, Agricultura e Política Rural, Ética e Decoro Parlamentar, além da Comissão Especial da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL).
Em 2020, assumiu a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Salvador. Já em 2023, rompeu com o ex-aliado ACM Neto (União) e ingressou no Avante, partido liderado na Bahia pelo ex-deputado federal Ronaldo Carletto, que compõe a base política do governador Jerônimo Rodrigues.