A Secretaria de Mobilidade (Semob) está na etapa final de elaboração das regras para o uso de patinetes elétricos em Salvador. A regulamentação busca aumentar a segurança no trânsito e organizar a ocupação do espaço público na cidade, onde são realizadas mais de 25 mil viagens diárias com esse tipo de transporte.
Desde o início da autorização provisória para o funcionamento do serviço, já foram registrados três acidentes graves. Enquanto o processo de regulamentação definitiva não é concluído, a Semob, em parceria com a empresa JET, responsável pela operação dos patinetes, realiza ações de fiscalização. Desde janeiro, cerca de 500 contas foram bloqueadas devido ao uso inadequado, como o transporte de duas pessoas no mesmo equipamento ou o uso por menores de idade com autorização de adultos.
Apesar do crescimento no número de usuários cadastrados, a Prefeitura de Salvador reforça a necessidade de respeitar as normas de mobilidade urbana. Como parte das iniciativas educativas, a JET disponibiliza aulas gratuitas de condução para maiores de 18 anos, sem necessidade de agendamento prévio.
A Semob segue acompanhando a operação dos patinetes e incentiva a população a denunciar irregularidades pelos canais oficiais, enquanto finaliza os últimos ajustes para a regulamentação definitiva na capital baiana.
Contas bloqueadas
Desde o início da operação, em janeiro deste ano, até o último sábado (29), 500 contas de usuários foram bloqueadas devido ao uso indevido dos patinetes elétricos em Salvador. As principais infrações registradas incluem o transporte de mais de uma pessoa no mesmo equipamento e adultos que permitiram o uso dos patinetes por menores de idade.
As ações de fiscalização são conduzidas pela empresa JET, responsável pelo serviço na capital baiana, com acompanhamento diário da Secretaria de Mobilidade (Semob).
Atualmente, Salvador já possui quase 70 mil usuários cadastrados na plataforma, com uma média semanal de 25 mil viagens realizadas. Apesar do crescimento do serviço, a Semob reforça a necessidade do cumprimento das normas de mobilidade urbana, garantindo mais segurança para todos os usuários.