Jerônimo diz que Coelba “maltratou os baianos”

Política
Thuane Maria/GOVBA

As reclamações sobre os serviços da Neoenergia Coelba na Bahia receberam o respaldo do governador Jerônimo Rodrigues (PT). Nesta quarta-feira (26), durante o lançamento da 19ª edição da Bahia Farm Show, em Salvador, o petista criticou a atuação da concessionária, afirmando que a empresa “maltratou os baianos”.

“Eu espero que não tenha sido [a falta de energia] por conta dela [a Coelba], mas são três concessões que maltrataram bastante a Bahia. Foi a ferrovia, a FCA, foi a de energia e a ViaBahia com as BRs 116 e 324. Eu não estou contente, o presidente Lula sabe disso, o ministro Rui Costa sabe disso […] eu não vou abrir mão de enquanto governador do Estado fazer a defesa para o respeito dos consumidores”, disse Jerônimo.

O governador destacou a situação a qual o Oeste do estado convive, a questão já foi tema de audiência pública no Oeste da Bahia, quando demandas específicas dos setores produtivos da região foram debatidas, especialmente no contexto da irrigação agrícola.

“Olha o oeste […] o oeste padece com o fornecimento de energia em quantidade e na qualidade. Não é só o Oeste, não. Se você for para o extremo-Sul, você ouve isso. Se você for para o Norte, você ouve isso. Então, minha postura, junto ao Ministério das Minas e Energia, é que a gente possa qualificar todas as inovações. É o que fizemos agora com a ViaBahia. A gente tem que qualificar um processo de uma nova licitação e a gente em cima, cobrando”, salientou.

“O Estado, por exemplo, da Bahia, o governo da Bahia, é o maior consumidor de energia. Não dá pra gente ficar guardando o bem-estar das pessoas que sacam esse dinheiro de um Estado. É pago, cobra e depois não reinveste. Concessão justa não é isso. A concessão justa é o ganha-ganha. A empresa ganha, é remunerado o seu capital e o dos seus sócios, mas o Estado e os consumidores não ficam padecendo quando quer fazer investimento”, finalizou Jerônimo Rodrigues.

Veja também