Primeiras imagens do ferry Juracy Magalhães Jr. afundado são divulgadas

Bahia
GovBA/Reprodução/Bruno Menezes

As primeiras imagens do ferry boat Juracy Magalhães Jr., afundado na última sexta-feira (21), foram divulgadas nesta segunda-feira (24). Fotos e vídeos mostram mergulhadores explorando a embarcação submersa, agora transformada em um recife artificial.

O naufrágio controlado ocorreu na região do Largo da Mariquita, no Rio Vermelho, a cerca de 4 quilômetros da costa e 30 metros de profundidade. A iniciativa tem como objetivo impulsionar o turismo náutico e as atividades de mergulho na capital baiana.

Com quase 46 anos de operação na travessia entre Salvador e a Ilha de Itaparica, o ferry Juracy Magalhães Jr. agora se junta a outras embarcações afundadas com fins turísticos. De acordo com o governo estadual, desde o naufrágio do ferry Agenor Gordilho e do rebocador Vega, em 2020, a procura por mergulho na região aumentou 435% em relação ao período pré-pandemia.

A embarcação afundada tem aproximadamente 800 toneladas e 71 metros de comprimento, tornando-se um novo ponto de interesse para mergulhadores e amantes do turismo subaquático.

Veja também