Nova empresa assumirá obra da Ponte Salvador-Itaparica, anuncia governador

Salvador
Matheus Landim/GOVB

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), anunciou que uma nova empresa assumirá a execução da obra da Ponte Salvador-Itaparica. A substituição ocorre dentro do consórcio responsável pelo projeto, que conta com a participação de grupos chineses.

“O consórcio tirou uma empresa e colocou outra. Inclusive, essa nova empresa é especializada em pontes submarinas, tem muita experiência e foi responsável pela construção da ponte de Macau”, afirmou Jerônimo em entrevista à Rádio Sociedade FM nesta segunda-feira (24).

A referência do governador é à Ponte Hong Kong-Macau-Zhuhai, considerada a mais longa ponte marítima do mundo, com 55 km de extensão.

Investimento

A Ponte Salvador-Itaparica, que terá 12,4 km de extensão, receberá um investimento estimado em R$ 10,4 bilhões. O projeto faz parte de uma Parceria Público-Privada (PPP) firmada com os grupos chineses e contará com um prazo de concessão de 29 anos, além de seis anos para a construção.

De acordo com a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), a obra deve gerar cerca de 7 mil empregos diretos e indiretos, priorizando a contratação de trabalhadores baianos.

Jerônimo Rodrigues também mencionou sua expectativa para a assinatura do contrato de repactuação com o consórcio responsável pela construção da ponte. O grupo é formado pelas empresas China Railway 20th Bureau Group Corporation (CRCC20) e China Communications Construction Company (CCCC), que tiveram a renovação do acordo aprovada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) em fevereiro.

“Eu quero muito acreditar que no dia 31 [de março] a gente possa assinar. Queria aproveitar o aniversário de Salvador para formalizar a renegociação dos acordos. O presidente Lula colocou dinheiro e a Casa Civil ajudou bastante a gente”, afirmou o governador.

A assinatura do contrato será um passo importante para a retomada do projeto, que promete transformar a infraestrutura e a mobilidade na Bahia, reduzindo o tempo de deslocamento entre a capital e a Ilha de Itaparica.

Veja também