Salvador e Porto estabelecem parceria para conservação e valorização do Centro Histórico

Salvador
João Pedro Mendes / Governo da Cidade do Porto

Salvador formalizou um acordo de cooperação voltado à preservação do patrimônio histórico e à política habitacional com o município do Porto, em Portugal. O compromisso foi oficializado pela vice-prefeita e titular da Secretaria de Cultura e Turismo de Salvador, Ana Paula Matos, e pelo presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira. A gestora ressaltou a relevância do entendimento para ambas as cidades, que compartilham o fato de terem seus centros históricos reconhecidos como patrimônios mundiais.

“Esse acordo representa um avanço significativo na troca de conhecimentos e no aprimoramento de políticas voltadas à habitação e preservação do patrimônio. Com essa colaboração, buscamos adotar soluções inovadoras e sustentáveis, assegurando moradias dignas e impulsionando a revitalização do Centro Histórico de Salvador, sempre com foco na qualidade de vida da população e na valorização da nossa cultura”, afirmou Ana Paula Matos.

As duas cidades pretendem desenvolver ações conjuntas nas áreas de requalificação, recuperação, revitalização e gestão do patrimônio edificado nos centros históricos, além de promover programas de habitação social e acessível, manutenção do parque habitacional e criação de modelos viáveis nos aspectos jurídicos, econômicos e financeiros para as políticas de intervenção planejadas.

Entre os eixos de cooperação estabelecidos, destacam-se a capacitação profissional dos servidores municipais de ambas as cidades, o desenvolvimento de estratégias urbanísticas focadas na reabilitação do patrimônio edificado e histórico, além do diagnóstico das necessidades habitacionais para a formulação e implementação de soluções específicas para o setor.

A parceria também prevê a criação de projetos conjuntos, visitas técnicas, intercâmbio de especialistas, incentivo à pesquisa e desenvolvimento, além do compartilhamento de informações e publicações técnico-científicas.

Ana Paula Matos ainda enfatizou a relevância do acordo para o avanço do “Prodetur 2” na conservação do patrimônio histórico de Salvador. “Essa iniciativa permitirá a recuperação de aproximadamente 25 casarões para uso habitacional no Centro Histórico da cidade. O Porto possui empresas públicas especializadas nesse tipo de ação, como a Domus Social, responsável por projetos habitacionais voltados para pessoas de baixa renda. Esse intercâmbio certamente trará benefícios concretos para ambas as cidades”, destacou.

Veja também