O presidente do PT na Bahia, Éden Valadares, celebrou nesta quinta-feira (20) a nomeação do ex-presidente estadual da sigla, Everaldo Anunciação, para a vice-presidência nacional do partido. É a primeira vez que a vice-presidência é ocupada por um baiano. A nomeação de Anunciação ocorreu no mesmo dia em que o partido oficializou o senador Humberto Costa (PE) como presidente da Executiva Nacional, em substituição a Gleisi Hoffmann, que foi recentemente designada ministra de Relações Institucionais do governo Lula.
O ex-presidente da sigla na Bahia era cogitado como um dos nomes para disputar a sucessão de Éden no comando estadual do partido na Bahia. “Celebro, comemoro e apoiei a chegada de Everaldo à Executiva Nacional do PT. Um cara que foi dirigente da CUT, do PT, que está há 30, 40 anos na linha de frente, contribuindo com o fortalecimento do partido na Bahia e no Brasil”, afirmou.
“Acredito que a chegada dele à Executiva Nacional é motivo de orgulho das anteriores e incentivo às novas gerações do PT. Aliás, deixa eu recalibrar as coisas aqui. Renovação não é abandono ou esquecimento. É reconhecimento, é inovação da luta. Da nossa luta. Não chegaríamos até aqui se não existisse Paulo Jackson, Luiza Bairros, Zezéu Ribeiro, Luiz Alberto e tantos mais”, acrescentou.
O dirigente ressaltou que a trajetória de Everaldo é um exemplo de dedicação e compromisso com o projeto político do PT, que busca promover o desenvolvimento da Bahia por meio da inclusão e da justiça social.
“Eu sou um entusiasta da renovação, acredito que a palavra educa, mas o exemplo arrasta e por isso não vou disputar a reeleição, mas isso não quer dizer que quem abriu caminho deva ser descartado. Só chegamos até aqui graças a eles. Essa turma tem que ter tarefa e lugar de fala. Tem que contribuir. E fico muito feliz que Everaldo depois de tanta contribuição, tanta militância, 35, 40, 45 anos de PT esteja nos representando lá”, finalizou Éden Valadares.