Carloz Muniz informa início da restauração da Câmara de Salvador

Política
Diretoria de Comunicação/CMS

O presidente da Câmara Municipal de Salvador (CMS), Carlos Muniz (PSDB), informou nesta terça-feira (18), que foi dado o início do plano de restauração do Paço Municipal da Casa, danificado por um incêndio ocorrido em 24 de fevereiro.

O anúncio foi feito após uma reunião entre Muniz e a presidente da Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), Tânia Scofield. Segundo ela, a recuperação do Paço ocorre em duas frentes. A primeira envolve uma reforma emergencial do edifício histórico. Ao todo, já foram realizada quatro vistorias no local, e há um relatório detalhando os danos causados pelo incêndio.

“Já contratamos emergencialmente um instituto de arquitetura, que tem uma larga experiência em restauro de áreas e prédios tombados e a gente tem uma previsão de 90 dias para concluir o projeto”, informou.

A segunda etapa consiste na criação de um projeto mais amplo para definir quais atividades continuarão sendo realizadas no prédio. “A gente tem uma obra emergencial, que é a proteção do telhado, que teve o maior dano. Vamos fazer o restauro provisório do telhado, sobretudo por segurança, já que estamos entrando num período de chuvas, enquanto é elaborado o projeto maior do Paço”, explicou Tânia.

Após a conclusão do reparo emergencial da estrutura, que permanece inativa desde o incidente, o espaço abrigará um museu legislativo. Os detalhes da iniciativa serão definidos em um projeto que ainda será desenvolvido. As intervenções estão sob responsabilidade da Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), instituição designada pela Prefeitura de Salvador para conduzir os trabalhos.

Veja também