Desde 2022, Av. Paralela já registra 16 vítimas de tiroteios

Segurança
Reprodução / Redes Sociais

A importante via de Salvador já registrou 16 tiroteios com vítimas desde 2022, conforme dados do Instituto Fogo Cruzado. Na manhã da última sexta-feira (14), um confronto entre policiais e homens armados na Avenida Luís Viana Filho resultou no primeiro tiroteio com vítimas na região este ano. Três pessoas foram atingidas por disparos, uma delas não resistiu.

Popularmente chamada de Paralela, a Avenida Luís Viana Filho é uma das principais artérias viárias da capital baiana, conectando diversos bairros e servindo como acesso para moradores de cidades vizinhas. Seu papel é essencial no deslocamento diário da população.

A violência armada na região não é novidade. Desde o início do monitoramento realizado pelo Instituto Fogo Cruzado, em julho de 2022, a avenida tem sido palco de diversos confrontos com vítimas. Segundo os registros:

  • 2022: 4 tiroteios (3 em operações policiais), 1 morto
  • 2023: 8 tiroteios (2 em operações policiais), 6 mortos
  • 2024: 3 tiroteios (2 em operações policiais), 3 mortos
  • 2025: 1 tiroteio (1 em operação policial), 1 morto e 2 feridos

Desses 16 episódios, 8 ocorreram durante ações policiais, representando metade do total.

Além dos feridos a bala na sexta-feira, uma pessoa foi atingida por estilhaços. No entanto, essa vítima não entra na contagem oficial do Fogo Cruzado, pois os fragmentos podem ter origem em outros materiais, como vidros de veículos.

Veja também