Quarto nome é lançado na disputa pelo PT-BA

Política
Divulgação/PTBA

O Partido dos Trabalhadores (PT) da Bahia já conta com quatro nomes confirmados para a disputa pela presidência do Diretório Estadual, através do Processo de Eleição Direta (PED). Ellen Coutinho, Liu Durães, Sandro Magalhães e Jojó Galdino, são os pré-candidatos que se colocaram para concorrer ao cargo. A eleição, que renovará as direções do partido em âmbito municipal, estadual e nacional, está marcada para 6 de julho de 2025.

Ellen Coutinho: e
Economista de 35 anos, Ellen Coutinho é membro do Diretório Nacional do PT e diretora da Fundação Perseu Abramo desde 2020. Com uma trajetória marcada pela militância antirracista, ela já ocupou cargos como secretária estadual de Formação Política e de Juventude do partido. Em 2019, concorreu à presidência estadual do PT, obtendo cerca de 40% dos votos no Congresso Estadual, mas foi derrotada por Éden Valadares.

Liu Durães: 
Outra pré-candidata é Liu Durães, de 41 anos, integrante do MST desde a infância e com passagem pela direção estadual e nacional do movimento. Filipada ao PT desde 2006, Liu é engenheira agrônoma formada pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e tem sua trajetória política ligada à luta pela reforma agrária e à defesa da agroecologia. Atualmente, integra a direção estadual do partido.

Sandro Magalhães: 
Aos 39 anos, Sandro Magalhães, presidente do PT de Serrinha, também se lançou na disputa. Com uma carreira que começou cedo, ele foi vereador aos 19 anos e é oriundo dos movimentos de juventude e estudantil da UNEB. Formado em letras, com especialização em estudos culturais e história, Sandro é mestrando em cultura e sociedade pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Além de professor da rede pública, ele já atuou como secretário de Educação de Serrinha, superintendente de Cultura do Estado da Bahia nas gestões de Jaques Wagner e Rui Costa, e chefe de gabinete do deputado Osni Cardoso. Filiado ao PT desde 2004, Sandro também coordenou o Setorial de Cultura do partido na Bahia e participou das campanhas de Wagner, Rui e Lula no Território do Sisal.

Jojó Galdino: 
O último nome lançado é o de Osmar Galdino, conhecido como Jojó, atual secretário de Organização do PT na Bahia. Apresentado pelo Coletivo Resistir e Avançar, uma tendência interna do partido, Jojó é visto como um dos favoritos para a vitória. Entre as propostas defendidas por ele e seu grupo estão a organização interna, o fortalecimento da legenda e a ampliação do diálogo com as bases partidárias.

Veja também