Inflação em Salvador supera média nacional em fevereiro, aponta IBGE

Economia
Joédson Alves/Agência Brasil

A inflação em Salvador ficou acima da média nacional em fevereiro, conforme o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) divulgado pelo IBGE. Com alta de 1,38%, a capital baiana registrou a 9ª maior taxa entre as 16 áreas analisadas, superando o índice nacional de 1,31%. O aumento foi impulsionado, principalmente, pelos preços dos alimentos, com destaque para o café moído (+18,92%) e os ovos (+17,83%).

Na Região Metropolitana de Salvador (RMS), a inflação atingiu o maior nível para fevereiro em nove anos. No acumulado de 2024, a alta já chega a 1,76%, acima da média nacional de 1,47%. Nos últimos 12 meses, a inflação na RMS ficou em 5,37%, a 5ª maior do país.

Além da alimentação, o setor de habitação também pressionou os preços, registrando aumento de 5,30%, o maior em quase três décadas. A alta foi influenciada pelo reajuste da energia elétrica (+17,38%), após o fim do Bônus de Itaipu, que reduzia as tarifas em janeiro. O gás de botijão também teve impacto, com elevação de 2,41%.

Veja também