A secretária de Desenvolvimento Urbano, Jusmari Oliveira, deu aval, nesta terça-feira (11), para que a Companhia de Transportes da Bahia (CTB) inicie os procedimentos necessários à contratação dos projetos e execução das obras do Tramo 4 da Linha 1 do Sistema Metroviário Salvador-Lauro de Freitas (SMSL), que fará a conexão entre a estação da Lapa e o Campo Grande.
Atualmente, a Linha 1 opera entre a Lapa e Águas Claras, sob a gestão da concessionária CCR Metrô Bahia. A ampliação contará com um trecho subterrâneo de 1,2 km, incluindo a construção da Estação Campo Grande. Segundo a secretária Jusmari Oliveira, a iniciativa reafirma o compromisso do governo estadual com a mobilidade urbana e a qualificação do transporte público.
“Esse projeto estruturante é uma das prioridades do governador Jerônimo Rodrigues. A Expansão Sul tem um grande potencial para aumentar o número de usuários do nosso sistema metroviário, além de contribuir significativamente para a revitalização do Centro Histórico de Salvador, proporcionando maior celeridade e conforto para quem precisa se deslocar para realização de suas atividades diárias”, destacou a secretária.
Para tornar a obra viável, a CTB e a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedur) realizaram estudos prévios, como levantamento topográfico, georreferenciamento e identificação de pontos de sondagem. A expectativa é que a nova ligação melhore a integração do transporte público em Salvador, beneficiando um grande número de passageiros diariamente.