Passageiro tenta entrar ilegalmente no Brasil com medicamento para emagrecer

Brasil
Divulgação/Receita Federal

A Receita Federal apreendeu, na noite desta segunda-feira (10), 100 canetas de Mounjaro, um medicamento que tem ganhado popularidade por prometer perda de peso rápida. O material estava escondido sob as roupas de um passageiro de 22 anos, natural de Vitória da Conquista (BA), e foi interceptado no aeroporto de Salvador.

O passageiro chegou a Salvador em um voo proveniente de Paris e foi selecionado para uma revista pessoal realizada pela equipe de fiscalização da Receita Federal. O jovem teria confessado que comprou os medicamentos em Londres. No último dia 10 de fevereiro, a Receita já havia apreendido 681 caixas vazias de embalagens do mesmo medicamento, produzidas no Reino Unido.

De acordo com a Receita, o passageiro tem vínculos familiares com um grupo que já está sob monitoramento por trazer esse tipo de medicamento de forma irregular para vender em clínicas. Agora, a Receita Federal encaminhará o caso ao Ministério Público para que seja iniciada uma investigação criminal.

A comercialização de Mounjaro no mercado brasileiro é proibida. O medicamento é regulamentado pela Anvisa, mas apenas para importação por pessoas físicas, mediante a apresentação de receita médica.

Veja também