Com presença da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, Rede Sustentabilidade realizou, neste sábado (8), a VI Conferência Estadual para apoiar a chapa nacional de porta-vozes liderada por Giovanni Mokus e Iaraci Dias, atual porta-voz da Bahia. O evento foi marcado pela invasão de um grupo, que afirmavam ser supostos filiados, causando tumulto na recepção do auditório.
Eles se recusaram a realizar o credenciamento oficial, utilizaram crachás próprios com um sistema de registro independente e alegaram eleger uma direção sem seguir o regimento nacional das conferências. Segundo o dirigente estadual, nem o Judiciário nem a Rede reconhecem a validade dessas supostas filiações.
“A direção estadual cumpriu a decisão judicial, permitindo que essas pessoas participassem da conferência, desde que realizassem o registro adequado no setor de credenciamento. O auditório permaneceu aberto, com entrada condicionada ao registro e à disponibilidade de crachás, conforme a categoria de cada participante. Portanto, rejeitamos veementemente as alegações apresentadas na matéria anterior do Política Livre”, afirmou Diego Cunha.
Após a saída dos supostos filiados, o evento prosseguiu sem interrupções e contou com a presença de diversas autoridades, como a vereadora de São Paulo (REDE), Marina Bragante; o deputado federal pela Bahia, Leo Prates (PDT); o secretário geral do PSOL-BA, Danilo Moura; Diego Cunha, porta-voz da Bahia; membros da direção nacional; dirigentes partidários; vereadores; e o vice-prefeito da sigla. Participaram de forma virtual a deputada estadual por São Paulo, Marina Helou (REDE); a deputada estadual de Minas Gerais, Ana Paula Siqueira (REDE); o deputado estadual da Paraíba, Chió (REDE); o deputado federal por Pernambuco, Túlio Gadêlha (REDE); a ex-deputada federal Joênia Wapichana (REDE), primeira parlamentar federal indígena do Brasil e atual presidente da FUNAI; Ricardo Galvão, presidente do CNPq; e José Gustavo, presidente do Conselho Deliberativo da Fundação Rede Brasil Sustentável.