9 em cada 10 casos de violência contra mulheres ocorreram na presença de testemunhas

Brasil
Freepick

 A 5ª edição da pesquisa Visível e Invisível: a vitimização de mulheres no Brasil, conduzida pelo Datafolha a pedido do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), revela que a violência doméstica continua sendo amplamente presenciada por terceiros.

Segundo o levantamento, nove em cada dez das 21,4 milhões de mulheres brasileiras que sofreram algum tipo de agressão nos últimos 12 meses afirmam que os episódios foram testemunhados. Em 47,3% dos casos, amigos ou conhecidos estavam presentes. Já 27% relataram que os filhos presenciaram a violência, enquanto 12,4% tiveram a presença de outros familiares, e 7,7% mencionaram a presença de desconhecidos.

Os dados também indicam que em quase 67% das situações reportadas, os responsáveis pelas agressões foram o companheiro ou ex-companheiro da vítima. Desde a primeira edição do estudo, realizada em 2017, a proporção de agressões cometidas pelo marido, namorado ou parceiro mais do que dobrou, passando de 19,4% para 40% dos casos registrados em 2025.

O estudo entrevistou 1.040 mulheres com 16 anos ou mais em 126 municípios de diferentes tamanhos no Brasil, entre os dias 10 e 14 de fevereiro de 2025. Dentre as participantes, 793 responderam às perguntas específicas sobre vitimização. A pesquisa possui uma margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Veja também