Quase 120 mil documentos estão esquecidos em postos do SAC

Bahia
Divulgação

Um levantamento do SAC revelou que quase 120 mil documentos aguardam retirada nos postos da rede, tanto na capital quanto no interior do estado. Entre eles, há 44.426 Carteiras de Habilitação (CNH), 23.424 carteiras de identidade (antigo RG), 1.130 passaportes e 50.924 Carteiras de Identidade Nacional (CIN), documento que começou a ser emitido pelo SAC em julho de 2024.

A retirada é simples e não exige agendamento. O cidadão deve comparecer à unidade onde fez a solicitação, portando o protocolo de atendimento e um documento de identificação.

Na capital, o SAC Shopping da Bahia e o SAC Bela Vista registram os maiores volumes de documentos esquecidos, com 10.457 e 9.970 itens, respectivamente.

Os documentos não retirados podem ser descartados. O RG e o CIN são incinerados após seis meses, a CNH fica armazenada conforme seu prazo de validade e o passaporte é retido por 90 dias.

A diretora Operacional do SAC, Nilza Rios, alerta para os impactos dessa situação. “É preciso criar espaços nas unidades para guardar esses documentos, além de alocar funcionários para fazer a guarda e organizar. Então, é fundamental que o cidadão vá ao posto buscar o seu documento”, ressaltou.

Veja também